Coordenador : Ismar Araujo de Moraes
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388808.2199.28758.19022023
Departamento/Setor: CMB
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : O público alvo da ação de extensão é o cidadão na sua diversidade social, econômica e intelectual. As ações que serão conduzidas nos diferentes projetos que compõem este programa, atenderão profissionais das diversas áreas da saúde assim como seus estudantes, os prestadores de serviço dentro da Universidade, os alunos de ensino médio da rede pública de ensino e o cidadão comum das diversas comunidades fora da universidade. Nossa expectativa é de atendimento de um público superior ao que foi estimado, haja vista que, a considerar os internautas que fazem acesso e são incluídos no público assistido. Vale informar que somente um dos projetos envolvidos neste programa, o portal de videoaulas que já se encontra implantado, contabiliza mais de 300 mil acessos a cada ano.
Local de atuação: O programa terá como sede administrativa e operacional o Laboratório de Geração de Multimídias e de Fisiologia Animal do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico da UFF localizado na Rua Prof. Hernani Mello, 101- Sala 202 - São Domingos - Niterói - RJ. No entanto, suas ações poderão ser realizadas em outras unidades dentro e fora da UFF, mesmo em locais fora do município-sede de Niterói, haja vista a extensão para os Municípios do Rio de Janeiro.Nossa abrangência pode ser considerada Internacional pois com a existência de websites para cada projeto envolvido no programa, os limites ou fronteiras são facilmente vencidos. As informações do Google Analytics relativas às ações que já vêm sendo desenvolvidas por projetos do programa ao longo dos últimos anos, demonstraram que os acessos foram provenientes de todos os países de língua portuguesa, além de muitos outros provenientes de países de língua italiana, espanhola e mesmo inglesa e francesa.
Objetivo
OBJETIVOS GERAIS: 1 - O Programa de Extensão em Educação, saúde e bem-estar do Instituto Biomédico (PESSBIB) tem por objetivo apoiar todas as atividades relacionadas com a extensão universitária que ocorrerem no Instituto Biomédico relacionadas com os projetos de ensino, pesquisa ou extensão, com especial enfoque para aqueles que se encontrarem oficialmente vinculados ao programa no SIGPROJ. 2 - Apoiar diretamente os seguintes projetos tradicionalmente vinculados ao PEESBIB: Portal de Videoaulas da UFF; Webvideoquest de Fisiologia Veterinária da Universidade Federal Fluminense; Ética profissional em Medicina Veterinária; Veterinária em Foco; Extensão em segurança de alimentos; Biossegurança em ambientes coletivos; Banco de Imagem em segurança de alimentos; Ações integradas de prevenção e controle da esporotricose animal; e Apoio ao diagnóstico das parasitoses gastrintestinais em animais cativos 3 - Apoiar todos os outros projetos que vierem a ser aprovados no edital de fluxo contínuo que vierem solicitar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS E METAS propostas para 2020: 1- oferecer cursos e oficinas sobre noções de higiene na manipulação de alimentos. (META = 4) 2- oferecer de palestras e oficinas sobre biossegurança em ambiente coletivos. (META = 25) 3- oferecer palestras sobre Guarda responsável de animais e Controle de Zoonoses. (META = 4) 4- oferecer palestras sobre saúde coletiva e higiene dos ambientes para equipe terceirizada responsável pela limpeza do Instituto Biomédico e da Faculdade de Veterinária da UFF (META 2) 5- ministrar palestras para alunos do ensino médio da rede de ensino de Niterói com os temas obesidade, contracepção e endocrinologia geral. (META = 4) 6- Organizar Mostras que incluam a Extensão, a educação, a saúde e Bem estar nas diversas áreas de conhecimento. (META = 2) 7 - Apoiar iniciativas dos professores do Instituto Biomédico e da Unidades parceiras para o beneficio da Educação, saúde e Bem estar do publico em geral (META - 5) 8 - Disponibilizar no portal de videoaulas novos conteúdos com assuntos relacionados às diversas áreas do conhecimento, (META = 20) 9 - Disponibilizar no site WebVideoQuest de Fisiologia Veterinária materiais audiovisuais sobre a fisiologia dos animais. (META = 06) 10- Produção de hipertextos sobre os temas relacionados com os projetos da área de medicina veterinária, alimentos, ética, biossegurança, bem-estar animal. (META = 20).
Resumo
O Instituto Biomédico da UFF se destaca na prática da extensão universitária com vários projetos isolados mas com um viés comum para educação, saúde coletiva e o bem-estar tanto humano quanto animal. Assim, desde 2013, vem sendo conduzido um programa que integra projetos que permeiam as diversas áreas do conhecimento e linhas temáticas da extensão. Atualmente, diferentes projetos envolvendo profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, atuam no processo de construção de um cidadão mais consciente de seu papel na sociedade e capaz de intervir em diferentes problemas que envolvem principalmente a educação, a saúde e bem estar tanto humano quanto animal e ambiental. As ações apoiadas e vinculadas no programa estão voltadas para a divulgação de vários temas para estudantes, leigos e profissionais, entre elas: a promoção da saúde humana e animal, a segurança dos alimentos, a biossegurança, ferramentas para ensino de fisiologia animal e da ética profissional, controle de zoonoses e parasitoses, todas voltadas para as comunidades com reflexos no bem-estar animal e humano. Os projetos têm logrado êxito e alguns já receberam Prêmios Josué de Castro e um deles foi solicitado a depositar materiais no Banco de Recursos Pedagógicos do MEC. Externamente o programa apoia e oferece cursos, oficinas, palestras e encontros possibilitando absorver conhecimentos e práticas que acrescentam saúde e bem-estar. Internamente, ele vem contribuindo com a administração geral e facilitando a organização, condução e divulgação de diversos eventos de ensino, pesquisa e extensão.